quinta-feira, 2 de junho de 2016

Escapadinhas - Reservatório Patriarcal em Lisboa


Debaixo do Jardim do Príncipe Real, fica uma impressionante estrutura muito pouco conhecida dos lisboetas - o Reservatório da Patriarcal, que é parte integrante, do Museu da Água, aquele que foi um dia o maior reservatório de água de Lisboa. O reservatório com capacidade de 880m3 tem 31 pilares com 9, 25 metros de altura, onde assentam diversos arcos em cantaria que sustentam as abóbadas.

Foi projetado em 1856 pelo engenheiro francês Louis-Charles Mary, e construído entre 1860 e 1864 para servir a rede de distribuição de água da cidade de Lisboa. Destinava-se a armazenar água que seria, a partir daí, distribuída pela baixa de Lisboa.


A localização do reservatório e por todo o seu ambiente interior, levaram a que a EPAL, com o apoio da Sociedade Lisboa 94, concretizasse um projeto de recuperação, da autoria do Arquitecto Mário Varandas Monteiro, distinguido com o Prémio Eugénio dos Santos (Reabilitação Urbana) em 1995, pelo qual foram criadas condições de visita e realização de atividades culturais, estando particularmente vocacionado para espetáculos de bailado, lançamento de livros, mostras de moda, exposições de fotografia, pintura e escultura. Tem uma capacidade para 350 pessoas.


Porque vale mesmo a pena visitar aqui fica o convite, visitem e depois digam o que acharam do lugar.













Sem comentários:

Enviar um comentário